Postagem em destaque

Sustentabilidade e Artes Marciais, qual o nosso papel e por onde começamos? - Por Vagner Roberto de Lima

  Há um tempo atrás falei sobre  a importância da ligação das artes marciais  com a natureza, e do nosso dever em preservar o que temos d...

segunda-feira, 28 de outubro de 2013

A área de concentração! Para muitos o momento mais tenso da luta!!! Por Vagner Roberto de Lima

 

Geralmente quando pensamos em preparação para uma luta, focamos muito mais a parte física e técnica, e pecamos no lado psicológico do atleta. A preparação psicológica é muito importante para um alcance de sucesso.

Esquecemos muitas vezes do antes, o durante e depois das lutas, de como é complicado para o atleta lidar com estas situações!

Muitos destes atletas por não ter este preparo, se perdem no decorrer da luta, principalmente quando estão em situações adversas.

Geralmente o grande problema e mais comum, ocorre antes mesmo do atleta  entrar em cena, no momento em que estão em uma área de concentração.  Há relatos de alguns lutadores dizendo que, ficar numa área de concentração é muito mais tenso do que na própria luta. Este tipo de comportamento, leva alguns indivíduos a criarem o seus próprios dilemas, antes de uma luta, para conseguir lidar com esta pressão inicial.

 Por isso que, lutar sem pensar quem é o seu adversário às vezes ajuda para alguns, e procurar este artificio para não temer o adversário é uma boa saída, porém não podemos subestimar o oponente, já que o excesso de confiança em si próprio pode te cegar a ponto de não enxergar o caminho para vitória.

Há casos em que outros procuram ser realistas, e que não curtem OBA! OBA! Procurando estudar mais o oponente para traçar uma estratégia mais segura e solida!

Aqueles atletas que preferem ter o adversário como favorito, para se livrar da pressão e entrar em uma luta sem determinado peso em suas costas, podem também estar trazendo para si próprio uma comodidade prejudicial, já que o atleta se encontra  numa posição onde não tem a obrigação de defender nada.

São diversos perfis e dicas que alguns atletas utilizam para manter o lado emocional em ordem para o combate, porém é importante o atleta investir na sua própria qualidade técnica e procurar estar 100% .

Fazer um plano de luta pode ser crucial, e ter um foco ou meta para ser investida na sua luta, faz parte de uma boa preparação.

O treinador também tem que estar atento a momentos de queda de rendimento do seu atleta e ter a sensibilidade de agir no momento certo para incentivar e levantar a moral do seu lutador.

Obs: Se você tiver treinando forte, se alimentando bem, seguindo todos os passos que seu treinador indica, com certeza a sua cabeça também estará em ordem!

“ Treino duro, luta fácil!!!”

Porque os CREONTES existem? Por Elbo Amaral

Sabem porque os CREONTES existem? Existem por causa dos aliciadores que incentivam suas escolhas! Portanto quero deixar uma advertência, aos aliciadores:
NÃO venha a minha academia sem ser explicitamente convidado ! Jogar seu charme, e depois convidar meus alunos pelo face. Pesque no mar, não no aquário dos outros. Se liga, conheço sua estratégia e sob aspecto ético você é uma vergonha para o Jiu Jitsu, já excluí vários e vou continuar excluindo. Hoje eles são párias, sem bandeira, e sem nada para mostrar, só a falta de escrúpulos e os contínuos fracassos!!
 
 
Este texto foi enviado pelo Professor Elbo Amaral!

Nome: Elbo Amaral -Professor técnico com curso na ESCOLA DE  EDUCAÇÃO FÍSICA DO EXÉRCITO.
Faixa Preta 4º grau 
Hexa campeão brasileiro (peso e absoluto).
Penta Internacional de Master(peso e absoluto)
Tri campeão estadual (peso e absoluto).



quinta-feira, 24 de outubro de 2013

Arbitragem no Jiu Jitsu ( A sua importância e respeito) - Por Vagner Roberto de Lima

A arbitragem é um dos aspectos fundamentais para que uma competição possa obter êxito. Uma arbitragem tem que ser eficiente, segura, correta, imparcial e executada especialmente por árbitros qualificados que dominam plenamente as técnicas desse importante fundamento no Jiu jitsu, item que é considerado, um dos mais polêmicos num evento. Um erro de arbitragem, pode colocar em risco todo o planejamento de trabalho de um atleta, professor, técnico ou de uma agremiação (Equipe de Jiu jitsu), além da carreira do próprio profissional de arbitragem envolvido no evento.

No Jiu Jitsu tudo é rápido e inovador, com posições complicadas;  o arbitro tem que estar bem preparado para tomar a decisão mais correta e às vezes em fração de segundos. Assim, este importante profissional das artes marciais tem que estar em constante atualização, procurar manter-se em ótimas condições nos aspectos técnicos, psicológicos, clínicos, físicos e morais. É também necessário que todos os envolvidos no contexto do jiu jitsu tenham o conhecimento das regras, seja coordenador, técnico, professor, atleta,profissionais imprensa e até mesmo torcedores, expectadores, leigos e especialistas.

Ainda é muito comum a falta de paciência e respeito por estes profissionais, nos dias de hoje ainda presenciamos, expectadores, atletas e absurdamente, professores desrespeitando os árbitros, já que a maioria destes profissionais também são professores, colegas de profissão! E PODE ISSO ARNALDO?

Na minha visão de professor, acho que devemos sim respeitar a autoridade máxima dentro do Tatame e acatar as suas decisões sim, e orientar da mesma forma os nossos atletas para por fim à uma pratica contraditória, já que ensinamos ética, respeito e amor à arte suave em nossas academias.

É fato que no Jiu jitsu de hoje se busca pouco as finalizações e sim um jogo voltado para se decidir no pontos, deixando o seu jogo ou sua luta por conta da interpretação do profissional de arbitragem. É verdade também que existem casos de falhas na arbitragem, abuso de autoridade, benefícios e conchavos, infelizmente é coisa do homem e não da instituição e nestes casos recomenda-se que entrem com uma representação contra o tal profissional nos órgãos competentes.

Irmãos professores vamos orientar os nossos atletas e alunos de maneira certa, e não vamos desrespeitar um outro professor na frente de nossos alunos.

Você aluno, respeite aquele profissional que esta ali. Garanto que você ainda terá muito caminho a percorrer até chegar aonde ele hoje está! Comecemos a pensar na importância deste profissional e de como seria o nosso esporte hoje sem ele. 


Ossss!!!!!


O QUE É UM CREONTE? Por Elbo Amaral.

O que é um Creonte?

Imagem inline 1

Esse é o retrato do creonte, mas afinal o que é um creonte? É um pobre diabo que entra em academias que possam oferecer vantagens para ele, contam estórias tristes, alegam pobreza extrema, recebem quimonos, gratuidade, e quando aparecem oportunidades, descaradamente mudam de academia. São a espécie mais desprezível encontrada no Jiu Jitsu, e certamente vários professores já experimentaram o gosto amargo, pois eles deixam rastros de sua passagem medíocre. 

Este texto foi enviado pelo Professor Elbo Amaral, fazendo um resumo do que é um verdadeiro Creonte,!

Nome: Elbo Amaral -Professor técnico com curso na ESCOLA DE  EDUCAÇÃO FÍSICA DO EXÉRCITO.
Faixa Preta 4º grau 
Hexa campeão brasileiro (peso e absoluto).
Penta Internacional de Master(peso e absoluto)
Tri campeão estadual (peso e absoluto).



quarta-feira, 23 de outubro de 2013

O CREONTE!!! Por Vagner Roberto de Lima




No universo do Jiu jitsu era muito comum ouvir falar deste individuo, “ O CREONTE” , nome de um personagem de uma novela, que era o maior traidor e mal caráter da trama e que foi incorporada ao folclore do jiu jitsu pelo saudoso Mestre Carlson Gracie. 
No jiu jitsu o CREONTE é o cara que treinava numa determinada academia pagando mensalidade ou não (geralmente são bolsistas), recebendo o ensinamento do seu Mestre, e quando o mesmo ganha determinado conhecimento, se muda para outra academia e em muitos casos virando adversário do seu antigo Mestre. É uma situação chata, já que no Jiu jitsu se cria um relacionamento de amizade entre aluno e professor muito fácil, onde muitas vezes o professor vira amigo, irmão mais velho e em muitos casos até pai daquele individuo, lhe ensinando, ouvindo ou até ajudando financeiramente quando preciso.

E é comum ver determinados atletas quando estão em uma situação um pouco mais confortável, passar a questionar os métodos do seu Mestre! Isto é, o que servia para ele há um tempo atrás, hoje já num serve e se coloca a disposição para fechar com a equipe que lhe seduz.
Sabemos também que nos dias de hoje é muito mais complicado manter esta fidelidade, já que o atleta é muito mais consumidor do que aluno, que vê tudo como uma prestação de serviço, sem entender ou captar o conceito que envolve a nossa arte, nos pontos que envolve disciplina, dedicação ao Dojo, ao Mestre e aos companheiros. 
E ainda temos que lidar com alguns professores sem ética alguma que ficam assediando nossos atletas, tornando muito difícil manter estes alunos por conta deste assédio!
Também vale lembrar que há CASOS e CASOS, tem aquele atleta que mudou de academia por vários motivos (mudança de endereço, distancia, horário e etc...), que são casos de fácil compreensão. No caso dos CREONTES, estes geralmente fazem juras de amor a equipe, fazem questão de dizer que são fiéis e nunca abandonará o seu mestre. Este sim devemos observar!
Hoje quando um atleta, chega de outra academia para treinar comigo, eu procuro logo saber o motivo do seu desligamento, se preciso eu entro em contato com o seu antigo mestre. Porque se ele aprontou com o antigo professor, com certeza irá fazer o mesmo comigo, é só uma questão de tempo. Creonte é sempre, Creonte!
OBS: Amantes da Arte suave, valorize a equipe que você treina, independente do tamanho e do nome que ela carrega, e se a sua equipe for pequena é mais um motivo para você continuar batalhando por ela! Cresça junto com a sua equipe, tenha objetivos, trabalhe por eles e não fique procurando atalhos no Jiu Jitsu e respeite o seu Mestre sempre!
Só não podemos esquecer dos conceitos básicos e muito importante que fazem a nossa ARTE ser apaixonante.
Diga não aos Creontes!!!!


terça-feira, 3 de setembro de 2013

Jiu jitsu nas olímpiadas? Será que valeria a pena? Por Vagner Roberto de Lima


images123
O Brazilian Jiu jitsu é uma das Artes Marciais mais praticadas no Brasil e vem se desenvolvendo e crescendo no mundo todo. Mas ainda não tem o volume suficiente de praticantes para se tornar um esporte Olímpico.
Existem muitos adeptos no Brasil, mais o nº de praticantes em outros países é muito menor. Também cruzamos com a visão distorcida e a falta de informação de quem não pratica a Arte e acaba associando o esporte com a violência. O fato de existir diversas Federações e Confederações aqui no Brasil, também seria um dos diversos motivos que impedem o jiu jitsu de participar de uma Olimpíada.

O Jiu jitsu tem que ser praticado em 75 países e 4 continentes e 40 países e 3 continentes por mulheres e ainda possuir uma entidade que regule o esporte mundialmente. Estes seriam os requisitos necessários segundo o COI (comitê olímpico internacional). A falta de intercambio entre confederações e união entre dirigentes e atletas, também geram dificuldades para este processo, já que o Brasil possui diversas confederações, porém só uma é reconhecida pelo COB, que é a CBJJ. Sendo assim, somente os atletas filiados a CBJJ teriam o direito de disputar os jogos Olímpicos. Participantes de outras entidades não teriam este direito. Sendo que o maior prejudicado é o próprio esporte e seus lutadores que sofrem com estas divisões politicas.

Claro que a visibilidade do esporte numa Olímpiada, poderia trazer mais investidores, mudaria a visão negativa e cresceria também as oportunidades de trabalho, e sem falar na possibilidade de trazermos muitas medalhas para o Brasil, já pensou? Até então os praticantes só pensaram neste ponto. Mais também vale lembrar que praticamos uma Arte baseada em chaves, estrangulamentos e imobilizações. O Jiu jitsu é diferente do Judo, e a ideia destas entidades é padronizar e fazer adaptações como podemos ver no boxe olimpico, coisas que fariam o Jiu jitsu perder a sua essência. Ter o Jiu jitsu nas Olimpiadas teria o seu lado negativo e positivo. E sem falar que o jiu jitsu hoje esta numa fila, brigando com os outros esportes de melhor organização como: Futsal (futebol de Salão) e Muay Thay, por exemplo.

Agora na minha opinão, praticamos um esporte fantástico que se chama Brazilian Jiu jitsu. Uma arte que tem um conteúdo histórico riquíssimo,que traz consigo bons e maus profissionais como toda e qualquer atividade e área de trabalho. É um estilo de vida para muitos, que movimenta milhões de reais e de dólares ao redor o mundo através de, grifes de kimonos, aulas particulares, academias, campeonatos e etc. Uma Arte que cresceu e se desenvolveu em termos técnicos. Hoje temos mestres e professores faixa pretas do jiu jitsu lecionando e ganhando boa remuneração por vários países da Europa, Ásia, Oriente Médio e América Central, Norte e Sul.

Tiramos Abu Dabhi nos Emirados Árabes como o maior exemplo de sucesso do Jiu jitsu fora do Brasil, onde o investimento por parte dos sheiks locais, faz dos Emirados Árabes um pais onde se paga a maior premiação em dinheiro para atletas. Grande parte dos colégios utilizam o Jiu jitsu como esporte, com os nossos profissionais contribuindo para este avanço da Arte suave. Mas infelizmente aqui ainda vemos um clamor nacional por parte dos amantes de artes marciais para que ele se torne esporte olímpico. Alguns acham que seria um grande avanço o jiu jitsu chegar as Olímpíadas, outros dizem que o esporte vai perder a sua essência. Sinceramente acho que o Jiu jitsu é o que é, graças ao seu estilo próprio, é acima de tudo é uma filosofia de vida, não seria legal para a nossa Arte pagar o preço de ser alterada de alguma forma para ser adaptado a um evento. Será que vale a pena? Postem nos comentários a opinião de vocês. Será muito importante!

Artes Marciais para Portadores de Deficiências - Por Vagner Roberto de Lima


Tocando novamente num tema muito legal e importante, que é sobre a diversidade dos praticantes de artes marciais.
As artes marciais sempre foram indicadas para pessoas com dificuldades emocionais, com problemas na postura, obesidade e também para portadores de deficiência física.
No caso dos portadores de deficiência física, o jiu-jitsu em particular ajuda muito na percepção corporal e no ganho muscular, fato que já gera movimentos e sem falar no bem estar mental, com um ganho
de confiança e um desenvolvimento intelectual.

Hoje o Jiu-jitsu tem muito a oferecer às pessoas portadoras de diversos tipos de deficiência, nas mais variadas formas de atividades. Seguramente, é capaz de promover maior integração social do deficiente, provocando seu interesse pelo esporte e pela própria graduação profissional.

A cada dia o nosso esporte vem superando barreiras em diversos seguimentos. Hoje a integração social do portador de deficiência é também muito importante no dia a dia de outros alunos, já que aprendem a conviver e tratar determinados assuntos com uma outra visão, ganhando sensibilidade e perdendo a visão preconceituosa!
Eu destaco hoje no Rio de janeiro em especial,  algumas Vilas Olimpicas desenvolvendo bem esta integração e podemos também hoje contar com diversas academias e profissionais qualificados para trabalhar com este publico, pesquise no seu bairro e curtam a Arte suave!

Jiu-jitsu é para todos!

Conheçam e curtam a pagina  no facebook do Professor Vagner Roberto: https://www.facebook.com/pages/Professor-Vagner-Roberto/164444273706639
Destaque nestas fotos para Maria Isabel 52 anos, cadeirante e praticante de Jiu jitsu.