Postagem em destaque

Sustentabilidade e Artes Marciais, qual o nosso papel e por onde começamos? - Por Vagner Roberto de Lima

  Há um tempo atrás falei sobre  a importância da ligação das artes marciais  com a natureza, e do nosso dever em preservar o que temos d...

sexta-feira, 9 de agosto de 2013

Mulheres nas Artes Marciais: Boa forma e defesa pessoal


kira
Hoje em dia é muito normal ver o publico feminino praticando algum tipo de Arte Marcial. No passado, devido ao grande volume de praticantes,
as Artes Marciais eram consideradas como praticas esportivas masculinas, mas hoje a historia mudou e com o crescimento da preocupação com a saúde e do bem estar da mulher, e ao mesmo tempo sabendo dos benefícios que essas atividades de luta proporcionam para o corpo, o publico feminino têm sido atraído para as academias de Artes Marciais, a procura de uma boa manutenção, para a boa forma e também para o desenvolvimento de técnicas que auxiliem na defesa pessoal.
Geralmente nas artes marciais, o treinamento na maioria das vezes é sempre puxado, exigindo que o gasto calórico seja bem elevado. Quem pratica acaba fortalecendo o corpo e a mente, portanto estas modalidades são ideais para quem deseja modelar o corpo e manter a saúde.



Modalidades:
Jiu-Jitsu: Esta é uma modalidade na qual se tem muito contato físico, exige muito de toda a musculatura corporal, porque envolve o uso dos braços, pernas e tórax. Essa prática melhora o tônus muscular e auxilia o emagrecimento. Geralmente uma aula costuma ter em média, uma hora e meia de duração e pode proporcionar um gasto de até 1000 calorias.

Boxe: É uma boa pedida para quem deseja eliminar calorias, o programa de treinamento é intenso e possibilita a melhora do funcionamento do sistema cardiorespiratório, ajuda na coordenação motora, na flexibilidade e na resistência muscular. O forte do boxe é o soco e o praticante trabalha além dos músculos do braço, o ombro, peitoral, costas e abdômem. Quem está iniciando no boxe, consegue queimar em média 600 calorias com apenas uma hora de atividade.

Muay Thai: Assim como no Boxe, proporciona melhora do condicionamento físico, perda de gordura corporal, enrijecimento dos músculos e aumento da resistência muscular. O gasto calórico em uma aula pode chegar até 800 calorias.

Judô: É uma técnica de defesa pessoal que foi criada com o objetivo de desenvolver o físico, a mente e o espírito. Nessa modalidade, existe um uso intenso da musculatura das pernas e dos braços, portanto, é necessário ter um bom condicionamento físico que envolva a prática de exercícios aeróbicos e de musculação específicos para o judô. O gasto calórico em uma aula pode chegar até 570 calorias.

Taekwondo: melhora o funcionamento do sistema cardiorespiratório, a coordenação e a flexibilidade. O gasto calórico em uma aula pode chegar até 560 calorias.