Postagem em destaque

Sustentabilidade e Artes Marciais, qual o nosso papel e por onde começamos? - Por Vagner Roberto de Lima

  Há um tempo atrás falei sobre  a importância da ligação das artes marciais  com a natureza, e do nosso dever em preservar o que temos d...

quinta-feira, 8 de outubro de 2015

Falsos professores e mestres de Jiu jitsu, fiquemos alerta - Por Vagner Roberto

Sabemos que a indisciplina, violência,  a intolerância,  o desrespeito e a falta de ética,  hoje estão sendo facilmente encontrados em crianças e adolescentes no ambiente escolar.
Tais comportamentos, as vezes, vindo de um ambiente em que os pais perderam parcial ou totalmente o controle, refletindo isso na formação do mesmo.  As artes marciais vem sendo uma ferramenta que acaba equilibrando, em especial o Jiu Jitsu, vem se tornando um caminho legal para a melhoras destes comportamentos, a sua filosofia de vida, os princípios e disciplina,  faz com que ajude crianças e adolescentes, a se adaptarem de uma melhor forma ao mundo de hoje, com isto tudo acaba, melhorando, como o bom relacionamento em casa, na escola e com todos dos seus convívio.

Muito bacana, num é?
Agora imagine  tudo isto que mencionei nas mãos de um picareta?
Hoje existe uma grande preocupação justamente no meio das artes marciais,  por que existe crescimento de indivíduos que passam por muito tempo ludibriando pessoas,  "OS FALSOS PROFESSORES".
Não é de hoje que existe, este tipos atuando no mercado,  sem  a menor decência, trabalhando com crianças e adolescentes, sendo um formador de opiniões, e também trabalhando com determinados grupos, colocando em risco a vida daqueles, que confiam no mesmo, sem sequer conhecer a real situação deste falso profissional .

Não vejo ser errado ganhar o seu sustento vindo da sua atividade de luta, se você investiu dinheiro e tempo, para aprender, se graduar Professor e se qualificar na sua arte. Ninguém trabalha de graça, só se tiver como bancar isto.
O problema é que hoje tem muita gente dizendo e se apresentando ser algo que num é,  se intitulando Mestre, professor ou traindo seus professores por troca de faixas (Os famosos Creontes).

Hoje com a internet, fazer uma pesquisa sobre tais professores, se tornou mais facil, e recentemente graças às redes sociais, já conseguimos identificar determinados indivíduos, e isso é bom porque com este avanço, podemos colher material e cobrar mais empenho dos órgãos competentes.  Já encontramos caras com 35, 40 anos de idade, portando a Faixa Vermelha de Jiu jitsu Brasileiro com 10 graus,  supostos faixas azuis, se identificando  como preta 05 graus, documentos falsificados etc.....

A coisa tá feia e pode piorar  mais,  com isso a pergunta que fica é,  o que fazemos, a quem recorremos?
Acho que em primeiro lugar, fazer uma pesquisa detalhada, como sites das federações, para saber se o mesmo tem registro, pesquisar a linhagem, de quem foi aluno, se for o caso entrar em contato com o seu antigo professor para saber se tais informações procedem, saber onde o mesmo leciona, e colher todo material possível para que num tenha duvidas,  sendo comprovado a fraude, o proximo passo é entrar em contato com os orgãos competentes referente a tal assunto, (Federações, Confederações e Justiça), para prestar a sua queixa e quem sabe iniciar o processo!

Esta questão da ilegalidade, é um problema que foge do controle até de algumas federações, já que o território nacional é grande, e em determinadas regiões num tem a cobertura necessária das mesmas.
Também criar um orgão fiscalizador num é dificil, o complicado é  ter pessoas disponíveis para trabalhar nesta fiscalização, e ainda tem a questão da garantia da segurança para o mesmo fiscal desempenhar o seu trabalho. 
 Falando das confederações e federações, sempre escuto de todos a mesma ladainha , que elas são estão só para ganhar dinheiro, num estão nem ai, num fazem nada, num existe fiscalização,  blá, blá, blá ........
A federação tem um papel importante sim,  quando te colocam lado a lado com um farsante, são as federações que atestam a veracidade, do seu oficio.
 Então independente de quem está, se importando com a situação do jiu jitsu,  acho que cada um pode está fazendo a sua parte, podemos todos, virar fiscais, ficar atentos e saber usar de forma consciente, o meios necessários para que possa inibir, tais picaretas,  para isto existe diversos grupos nas redes sociais para que lá possa divulgar, tais situações irregulares.
E os mesmos já atuam em conjunto com algumas federações para estar arrumando soluções para o combate desta pratica irregular.
Procure estes grupos, e junte se a eles nesta empreitada.

Então guerreiros e guerreiras  vamos, combater essas picaretagens, com inteligência e logística.



Por um jiu jitsu de qualidade para todos! 

Um comentário: