Postagem em destaque

Sustentabilidade e Artes Marciais, qual o nosso papel e por onde começamos? - Por Vagner Roberto de Lima

  Há um tempo atrás falei sobre  a importância da ligação das artes marciais  com a natureza, e do nosso dever em preservar o que temos d...

quarta-feira, 28 de janeiro de 2015

Jiu jitsu em comunhão com a natureza - Por Vagner Roberto de Lima




Olhamos a nossa volta e ainda podemos desfrutar  do que a natureza tem para oferecer, poder nadar, correr, escalar, em muitos casos até voar!
 Atividades que em conjunto com a natureza, proporciona qualidade de vida! 
O Jiu Jitsu também não fica de fora deste conceito, já que na maioria das escolas, os treinos tradicionais eram feitos ao ar livre, utilizando de forma proveitosa os elementos da natureza. cachoeiras, praias, montanhas, vegetações, ventos, oxigenação diferenciada, dentre outros ..., são elementos que, embora nem sempre valorizados como deveriam, são de extrema importância para o desenvolvimento marcial/físico/mental.
Quem nunca desejou, após um treino intenso, poder respirar um ar fresco, ou tomar uma água refrescante,ou
depois de correr ou fazer o seu funcional na areia da praia, dar aquele mergulho no mar?
No mínimo, existe alguma ligação, por menor (menor em quantidade, e não em importância) que seja.





E a cada dia que passa, esta rotina e os lugares para a pratica destas atividades, estão cada vêz mais difíceis, por conta da falta deste sentimento de responsabilidade com a preservação da FAUNA e a FLORA.
 É neste momento que entra a importância de todo praticante de  artes marciais, em se preocupar em preservar o meio-ambiente onde vive.
Nos dia hoje num é facil, mas com um trabalho de "formiga e doses homeopáticas", podemos colaborar nesse sentido, de forma simples, mas eficiente, para que possamos preservar o que a natureza oferece para a nossa atividade!
E então… vamos trabalhar pra deixar um amanhã melhor para nós mesmos, nossos descendentes, e os futuros praticantes de Jiu Jitsu!

"Não basta saber, é preciso também aplicar; não basta querer, é preciso também fazer."


Um comentário:

  1. Hoje em Dia, olham para academia que o professor da a aula, é bonita entra não é passam longe, se o seu kimono é cheio de logo de empresa ou não... não se atentam para a base, querem voar... no espaço em que ministro o Desporto, quem vem para voar não fica. Sou um Sensei no Desporto Marcial (Quem sabe o que é Sensei?) Querem posar para foto e não aprender a essência da Arte... e preferem ficar na arquibancada aplaudindo do que ser aplaudido.... Respeito e Disciplina o carro chefe para quem deseja realmente aprender a Arte.

    ResponderExcluir