Postagem em destaque

Sustentabilidade e Artes Marciais, qual o nosso papel e por onde começamos? - Por Vagner Roberto de Lima

  Há um tempo atrás falei sobre  a importância da ligação das artes marciais  com a natureza, e do nosso dever em preservar o que temos d...

sexta-feira, 13 de junho de 2014

SENSEI significa “aquele que nasceu antes, e que tem o conhecimento” - Por Vagner Roberto de Lima

Um Dojô onde que os alunos mandassem seria um Dojô triste. A luz, a moralidade e a arte serão sempre representadas na humanidade por um conjunto de professores e mestres, uma minoria que guarda a tradição do verdadeiro, do bem e do belo.”
 

Ouvimos muito nas academias a referência SENSEI,  porém poucos praticantes param para entender  e saber o significado! 
No Japão, SENSEI significa  “aquele que nasceu antes,  e que tem o conhecimento” e aqui no Brasil usamos para intitular um professor de Artes Marciais. No Japão este termo é utilizado com muito respeito e é sempre designado para aqueles que o merecem.
 Médicos, Advogados, Engenheiros ou outros profissionais gabaritados  e com isso o termo SENSEI não fica só ao restrito  aos professores e sim a todos aqueles dotado de grande conhecimento nas suas atividades  
SENSEI não é profissão, + sim um titulo, que exige muita  responsabilidade, onde o individuo é considerado um  exemplo para a sociedade, um exemplo a ser seguido.
+ aqui no Brasil ainda presenciamos conflitos de hierarquias, principalmente no jiu jitsu, onde é comum vermos brigas entre professores e alunos.
A forma como ambos se tratam, que pode se tornar um grande problema de convivência.  Determinadas ordens, certos abusos, em alguns casos discriminação e até  maus tratos, são os casos que podem gerar problemas para determinados professores, quando  tentamos  focar as tradições da hierarquia das Artes Marciais Japonesas aqui no Brasil. Já que é muito difícil implantar determinadas diretrizes orientais, ou seja, o Japão,  é uma sociedade de cultura baseada na hierarquia militar, sendo  assim é muito complicado para estes conceitos serem aplicados em nossa rotina diária. Já que dificilmente conseguimos ver nas escolas de hoje alguém cantar o Hino nacional todo.
Existem alunos que  aceitam estas situações, acreditando  estar seguindo  alguma tradição do Dojô ,  já outros, vão preferir criar atrito, muitas vezes ocasionado por um insucesso qualquer  ou  um sentimento de inferioridade resultante de problemas pessoais ( o que geralmente acontece).
O respeito é o  alicerce das Artes Marciais, e ele começa, com certeza , no exemplo dado pelo Sensei o tempo todo, respeito é algo que precisa estar sempre visivél, porém fiquemos alerta, como tinha avisado em publicações anteriores,  o nosso pessoal de hoje é diferente do publico de  20 anos atrás, hoje  temos um publico de perfil consumista e muito exigente em relação ao serviço que prestamos,  a cobrança eos questionamentos serão + frequentes com o tempo, para isto também precisamos estar preparados para estes novos tempos! Também vale lembrar que devemos preservar o nosso espaço e a nossa autoridade, sem permitir abusos e desrespeito do outro lado( alunos), atitudes que possam prejudicar a imagem do professor,  e para  isso devemos incentivar e estimular o mesmo a agir pela consciência e pelo coração, incentivar para que ele não faça algo,  porque É PARA FAZER, e sim que ele faça porque SE DEVE FAZER!
Aos alunos o que eu teria a dizer é que RESPEITO é tudo, seja no DOJÔ, seja no TRABALHO,  seja na ESCOLA ou seja em CASA.
Respeitamos para ser respeitados, o tempo sempre foi e sempre será a melhor forma de se resolver qualquer pendência! 
Hoje você é aluno, amanhã você pode estar na PONTA e passar por estes mesmos problemas que seu SENSEI esta passando! Plante boas sementes, não se julgue + sábio e independente (afinal vc num chegou aonde está sozinho), não se ache melhor do que ninguém, não ache que fez muito pela sua e equipe e pelo seu professor, porque eu tenho a certeza de que o caminho que você está percorrendo, o seu SENSEI já passou, outros estão passando neste momento e muitos irão passar no futuro! Pensando assim  você num é + especial  do que ninguém dentro do DOJÔ.
Aos nossos verdadeiros SENSEIS, devemos muito respeito, porque eles nos  ensinam seus conhecimentos técnicos,  e sua filosofia de vida, através de seus bons exemplos e de sua vivencia dentro e fora dos tatames. Somos o que somos hoje, é graças aos nossos próprios esforços, + também graças , à pessoas que nos deram parte de si, e que foram essenciais em nossa formação.

Por todos nós e por nossos Sensei, vamos lutar para transformar o mundo em um lugar melhor de se viver!!!!! Osssss