Postagem em destaque

Sustentabilidade e Artes Marciais, qual o nosso papel e por onde começamos? - Por Vagner Roberto de Lima

  Há um tempo atrás falei sobre  a importância da ligação das artes marciais  com a natureza, e do nosso dever em preservar o que temos d...

quarta-feira, 28 de janeiro de 2015

Jiu jitsu em comunhão com a natureza - Por Vagner Roberto de Lima




Olhamos a nossa volta e ainda podemos desfrutar  do que a natureza tem para oferecer, poder nadar, correr, escalar, em muitos casos até voar!
 Atividades que em conjunto com a natureza, proporciona qualidade de vida! 
O Jiu Jitsu também não fica de fora deste conceito, já que na maioria das escolas, os treinos tradicionais eram feitos ao ar livre, utilizando de forma proveitosa os elementos da natureza. cachoeiras, praias, montanhas, vegetações, ventos, oxigenação diferenciada, dentre outros ..., são elementos que, embora nem sempre valorizados como deveriam, são de extrema importância para o desenvolvimento marcial/físico/mental.
Quem nunca desejou, após um treino intenso, poder respirar um ar fresco, ou tomar uma água refrescante,ou
depois de correr ou fazer o seu funcional na areia da praia, dar aquele mergulho no mar?
No mínimo, existe alguma ligação, por menor (menor em quantidade, e não em importância) que seja.





E a cada dia que passa, esta rotina e os lugares para a pratica destas atividades, estão cada vêz mais difíceis, por conta da falta deste sentimento de responsabilidade com a preservação da FAUNA e a FLORA.
 É neste momento que entra a importância de todo praticante de  artes marciais, em se preocupar em preservar o meio-ambiente onde vive.
Nos dia hoje num é facil, mas com um trabalho de "formiga e doses homeopáticas", podemos colaborar nesse sentido, de forma simples, mas eficiente, para que possamos preservar o que a natureza oferece para a nossa atividade!
E então… vamos trabalhar pra deixar um amanhã melhor para nós mesmos, nossos descendentes, e os futuros praticantes de Jiu Jitsu!

"Não basta saber, é preciso também aplicar; não basta querer, é preciso também fazer."


segunda-feira, 19 de janeiro de 2015

WARRIORS ARENA BJJ - Tem sangue novo na área


 WARRIORS ARENA BJJ
Tem sangue novo na área!
A temporada de 2015 promete, com grandes eventos, grandes combates e  grandes equipes lutando pelas melhores colocações e pela hegemonia nos eventos!
Porém as atenções não estarão somente nos grandes e já renomados grupos, mais também em cima de novos grupos que estão surgindo nesta temporada!
Destaco a WARRIORS ARENA BJJ, um time novato, porém não muito novo assim, pois a equipe é composta por atletas oriundos da Equipe de Jiu jitsu House Open Fight.
 Liderada pelo Professor Vagner Roberto de Lima, a WABJJ começa este ano a sua fase independente!
Com um total 315 atletas distribuídos em 05 nucleos, tendo o conjunto Manguariba no Bairro de Paciência como a sede, o time espera para este ano, bons desempenhos nos campeonatos e um bom crescimento da marca pela região!
“ A WABJJ, foi fundada em 2007, mas desde 2009, lutou e defendeu as cores da HOUSE OPEN FIGHT! Foram anos de parceria e serviços prestados, onde fizemos muitos amigos e tivemos muitas conquistas, agradecerei sempre aos professores Silvio Renato Cunha e Marcelo Xerife por tudo e por serem acima de tudo meus amigos, mais chega  um momento que vem a necessidade da cada um seguir seu destino, e agradeço a eles por entender e aceitar numa boa a minha saida!”
Disse o professor Vagner Roberto, e ainda completou:
“ Para os atletas da WABJJ, só tenho a dizer que a nossa jornada começou,  e vamos ter muito trabalho pela frente para fazer o nosso projeto acontecer!”

Avante WARRIORS!
Recuar, só se for para pegar impulso!
Acadêmia Nova Forma em Santa Cruz - Rua Tereza Cristina 24




AMOCOM -  Associação de moradores do conjunto Manguariba


CRJ Vila Paciência - Av. São Gomario s/nº -  Vila Paciência

Vila Olimpica Jornalista Ary de Carvalho - VOJAC - Vila Kennedy





quinta-feira, 8 de janeiro de 2015

Jiu jitsu, complemento na educação - Por Vagner Roberto de Lima

Não eduques as crianças nas várias disciplinas recorrendo à força, mas como se fosse um jogo, para que também possas observar melhor qual a disposição natural de cada um.

Não pretende o JIU-JITSU criar valentões , mas evidentemente , seus praticantes acabam se tornando pessoas confiantes, pois é eliminado do subconsciente o medo do golpe físico, coisa que todos têm naturalmente, o praticante de JIU-JITSU se torna apto para enfrentar qualquer agressão, e o que é muito importante, a enfrentar qualquer situação difícil, em qualquer setor da atividade, pois, não teme sofrer agressões, inclusive psicológica. 
Fácil é verificar-se a utilidade do JIU-JITSU na educação, já que a criança e o jovem, vítimas maiores da insegurança e dos temores, bem depressa aprendem a ter confiança em si mesmos e passam a ter maior desenvolvimento nos estudos, nos esportes em geral e mesmo no relacionamento familiar, pois a confiança que adquirem com a prática do JIU-JITSU lhes permite até mesmo eliminar a agressividade própria dos inseguros e lhes dá desinibição indispensável ao relacionamento com seus semelhantes.



terça-feira, 6 de janeiro de 2015

Parabéns FAIXA PRETA PROFESSOR - Por Vagner Roberto de Lima

Na história européia e especialmente na história inglesa, um homem de grande valor e dignidade que se destacava tanto no campo de batalha como na sua vida social era premiado com o título de cavaleiro. Esta designação implicava que seu portador era um homem de honra e que possuía uma grande habilidade de combate. No Japão, este tipo de homem era denominado Samurai sendo objeto de grande atenção e respeito. Nestas épocas, tanto a Inglaterra como o Japão se constituíam de estados feudais e tanto os cavaleiros como os Samurais eram resultado das condições sociais da eras em que viviam, situação que não existe hoje em dia, mas apesar disto, o desejo de alcançar um grande nível em uma arte marcial, na autodisciplina e na defesa pessoal ainda persiste.
Atualmente o homem se esforça em uma arte marcial tentando alcançar a faixa preta como resultado de aprendizado para lutar, embora na mesma medida em que progrida no treinamento se torna mais consciente de um forte impulso: o de moldar-se a si mesmo, transformando-se em uma pessoa melhor, não somente possuidora de uma grande habilidade de combate, mas também de dignidade e honra. Tradicionalmente estes são sempre os objetivos de um estudante de artes marciais. A faixa preta é uma recompensa outorgada ao cavaleiro atual, ao moderno samurai que sacrificou muitas horas disciplinando sua mente e fortalecendo seu corpo no intuito de alcançar o máximo de desenvolvimento físico e mental possíveis.

No dia 13/12/2014 na Sede da GRACIE HUMAITÁ, foi realizado a graduação dos FAIXAS PRETAS PROFESSORES na FJJRIO ( Federação de Jiu jitsu do Estado Rio de janeiro).
É uma grande honra receber o diploma das mãos do Presidente da FJJRIO, o  Grande Mestre  Carlos Robson  Gracie.
Evento de muita emoção, já que estes guerreiros lutaram e fizeram por merecer,  muitos iniciando a sua jornada e outros subindo + um degrau e reforçando os votos  de fidelidade e respeito a ARTE SUAVE!
Parabéns a todos Guerreiros!

Grande encontro de amigos, Professores: Marcelo Xerife, Vagner Roberto, e Flavio Teixeira.
É muito bacana também saber que no meio de um mundo de PIRATARIAS, existem guerreiros lutando pela legalidade, e pelo que é correto, porque é comum ainda ver em nossos bairros, PRETAS AMADORES  lecionando e graduando, sem falar no montante de MARRONS, ROXAS e AZUIS,  alunos e graduados pelos mesmos PRETAS AMADORES, que estão espalhados por ai dando aulas em condomínios, igrejas e garagens, trabalhando com crianças e adolescentes, sem muitas das vezes possuir uma formação e qualificação para determinada função.
Estes indivíduos diretamente e indiretamente  também compromete o trabalho daquele  que  investiu anos de sua vida, se qualificando  e está em dia com suas obrigações e federativas e fiscais,
(Já que para leigos, é muito + fácil colocar os bons e os péssimos no mesmo pacote quando algo acontece de errado)
Sou FAIXA PRETA PROFESSOR, diplomado num ORGÃO de máxima competência da ARTE SUAVE no meu ESTADO, e assim como eu muitos OUTROS PROFESSORES fazem o mesmo apelo, por uma cobrança maior em cima desta PIRATARIA!
Que no futuro exista um órgão fiscalizador ou Delegacias para que possam a além de fiscalizar,  possam orientar , regularizar e até punir se for o caso!

Torço por dias melhores para a nossa categoria e tenho a certeza de que estamos fazendo a nossa parte!







Felicidade para todos os FAIXAS PRETAS PROFESSORES e MESTRES, que 2015 seja um ano de mudanças! Ossss