Postagem em destaque

Sustentabilidade e Artes Marciais, qual o nosso papel e por onde começamos? - Por Vagner Roberto de Lima

  Há um tempo atrás falei sobre  a importância da ligação das artes marciais  com a natureza, e do nosso dever em preservar o que temos d...

quinta-feira, 10 de novembro de 2016

Atividades Ludicas nas Artes Marciais - Por Vagner Roberto de Lima





Se um  educador trabalhar adequadamente, a luta pode desenvolver positivamente como uma ferramenta de ensino.
Também sabemos que é uma atividade de disputa, onde se perde, onde se ganha, onde alguns professores acabam transmitindo um conceito de forma errada, em cima desta atividade.
E desenvolvido diversas habilidades, criatividades, como outras potencialidades, a cooperação, o prazer e a interação com as pessoas, acontece  quando trabalhamos o corpo, a ludicidade e a luta no conjunto.
Inserir uma atividade onde apontamos  a brincadeira como o ponto principal, veremos que através dela a criança expressará a sua imaginação, se conhecendo e desenvolvendo conceitos básicos e regras.
Uma brincadeira adequada e adaptada para luta em questão, será  essencial na formação e no desenvolvimento do mesmo na sociedade.
E para a luta, podemos utilizar atividades lúdicas, desde que tenham um objetivo formado, pois não basta somente fazer exercícios sem que haja um objetivo para aquela atividade.
           Diversos exercícios podem ser desenvolvidos para que a turma possa desenvolver habilidades e que trabalhe pontos positivos em cada individuo.

Existem atividades que possam ser utilizadas em duplas ou em grupos, com equipamentos ou sem, trabalhando com diversas formas de apoios:



Para quebrar o gelo
Pode ser utilizado um circulo, para que cada aluno pode se apresentar falando o nome de fazer qualquer golpe, relacionado a algumas luta, depois é só juntar os nomes e os movimentos, assim falando cada um em sequência.


Todos contra todos
Podemos citar uma parte do corpo, onde estes alunos tentarão tocar parte do corpo do colega, eo mesmo deve se defender esquivando, para ser tocado.

 Em dupla
Colocamos estes alunos sentados de costas para o outro, e ao ouvirem o comando do professor,  os mesmos se viram para tentar  derrubar o colega.


Em dupla com uma bola
 Desta vês sentados de costas um para o outro e a bola no meio, ao comando do professor, os mesmos deverão agarrar a bola não permitindo que o colega pegue a bola, se caso acontecer deverá o mesmo tentar recuperar.



Em dupla e em pé
Agora de frente para o outro e de pé, o aluno deverá derrubar o adversário de alguma maneira utilizando técnicas ensinadas.

 Feito com toda turma
 Um aluno fica no centro em quarto apoios, este aluno devera de alguma forma derrubar alguem, este derrubado também vira em cachorro, assim até que todos forem derrubados.
“Em alguns lugares este exercícios e conhecido como pique cachorro”.



Em dupla ou dividido em times
Amarramos coletes ou fitas em alguma parte do corpo, para que um possa tirar do outro, de alguma forma.

 Em duplas o aluno devera tentar tocar o outro com o colete e outro deve se esquivar, não deixando o colete tocar nele.

 O lúdico
 Objetivo deste exercicio é derrubar,  utilizando golpes o adversário. Trabalha bastante movimentação, juntamente com golpes fundamentais da luta, o esquivar ,agarrar, livrar-se.


 Separada em duas equipes
Utilizando uma bola no centro da sala e uma marcação final, o objetivo é pegar a bola e levar até a marcação final.





Sentados
Colocando pé com pé e fazendo bicicletinha. Começamos com o apoio das mãos no chão, depois sem as mãos, usando a força do abdomem.

Deitado
 Com os braços estendidos e pernas esticadas juntas.
Um outro vem por cima e faz uma forma que ele não possa sair, por exemplo: coloca um braço por baixo da barriga e outro no pescoço. Quando o professor da a ordem o aluno que esta em baixo vai tentar sair e o de cima segura-lo . Pode fazer uma variação entre frente e lado.

Coelinho sai da toca.
Colocando  alguns arcos no chão com 2 alunos em cada um, quando dada a ordem vão sair dos arcos, indo para outros, neste momento o professor tira um arco, até ficar só um. Esta atividade pode ser feita para aquecimento e para atenção.

Em uma roda e de mãos dadas
Colocando um arco em um aluno, o mesmo devera passar pelo corpo e assim passar aluno por aluno. O professor vai colocando cada vez mais arcos e os alunos não podem deixar os arcos encostarem, termina quando algum arco tocar.

São atividades e exercícios legais e fáceis de serem aplicados em seus espaços, com temas livres, onde vocês tem a liberdade de criar, outros exercícios que possam ter um melhor desenvolvimento.

Espero que tais atividades aqui possam ser de grande valor e ajuda para vocês!


Um grande Abraço e até a próxima, osss!!!!

sábado, 23 de abril de 2016

Sustentabilidade e Artes Marciais, qual o nosso papel e por onde começamos? - Por Vagner Roberto de Lima

 
Há um tempo atrás falei sobre  a importância da ligação das artes marciais  com a natureza, e do nosso dever em preservar o que temos de tão precioso.
É um dever nosso em buscar soluções para resolver e suprir nossas necessidades, sem estar agredindo ou comprometendo gerações futuras.
Devemos aplicar ao nosso dia à dia conceitos relacionados ao desenvolvimento material e até econômico, usando da melhor forma possível os recursos naturais que temos de uma forma  organizada e inteligente para que possamos deixar um legado sustentável para o futuro.

Em nossos dojôs podemos ter atitudes voltadas para reciclagem de resíduos solidos.
Tais ações podem diminuir a quantidade de lixo a ser despejados nos canteiros e lixões e ainda poderá gerar uma fonte de renda.

Ter também atitudes voltadas contra os desperdícios, como o controle do consumo de água, adoção de medidas contra a não poluição dos nossos recursos, podem ser saídas importantes para uma melhor relação de academia e meio ambiente.

Parece pouco,  porém estas inciativas são algumas das muitas ideias e soluções que podemos levar para nossa casa e academia, a adoção deste conceitos sustentável, garantirá a médio e longo prazo um lugar em perfeitas condições para o desenvolvimento das diversas formas vidas, incluindo a nossa.
Devemos garantir os recursos necessários para nossos sucessores, e que as próximas gerações tenham as ferramentas necessárias para a manutenção destes recursos naturais (Florestas, matas, rios, lagos e oceanos).

Aqui foi só iniciado um tema onde,  podemos pegar a carona e começarmos a nos adaptarmos e abraçarmos uma causa de vital importância.

Nunca é tarde para esse começo, e o momento é agora!
Por um mundo melhor e  com qualidade de vida.


Se você gostou, por favor comente sobre o assunto, de a sua opinião,  afinal a sua  participação é de vital importancia!



Osssss




terça-feira, 5 de janeiro de 2016

Internet e vídeo aulas - Por Vagner Roberto

Quando o assunto é aprendizagem,  podemos ver que a relação com este assunto vem mudando bastante na nossa realidade.
Hoje nos tornamos especialistas e independentes em diversos assuntos, já que o acessar a internet hoje virou um hábito para quase todos, até pelo numero infinito de informações armazenadas, e esta grande quantidade de informações, conflitantes,  em muitas vezes, acabamos entrando numa grande área de pesquisa, onde procuramos ver tudo e ao mesmo tempo não enxergamos nada. 


Existindo com isto uma grande legião de perdidos, principalmente na área do jiu jitsu, pessoas que acessam estes meios, pesquisando sobre técnicas, vídeo aulas, mas não conseguem extrair a informação necessária e o que será de grande utilidade.



Assim, está sendo o problema do processo de ensino do Jiu jitsu Brasileiro, não basta filmar técnicas acrobáticas para ensino,  mas sim, ensinar os mesmos a entender o que estão vendo, fazer a leitura correta daquele conteúdo.
Hoje muito se procura as aulas virtuais, e pouco se procura entender as aulas dada pelo seu professor na academia, esquecendo que a melhor forma de se aprender a lutar,  é justamente lutando, e não é assistindo vídeos direto,  que vai te fazer um grande lutador, são os detalhes e repetição destes detalhes!
Não sou contra as vídeos aulas, pelo contrario,  tem muitos atletas de ponta, e professores renomados que fornecem um material muito bom, porém lanço uma observação, de como ela pode ser absorvida, e o que se procura, por que hoje vejo muito faixa branca, que ainda num aprendeu nem a fazer um Arm-lock na montada, e já está procurando na net, como fazer um Arm- lock voador.

Também existe um grande numero de faixas azuis e roxas, ensinando técnicas na internet,  num quero ser preconceituoso, não acho que estas graduações deveriam ir a público, ensinar algo em que eles ainda estão aprendendo. Tem quem goste, porém não acho legal!


Tratar destes assuntos,  é muito complicado, cada um tem o seu ponto de vista, eu particularmente prezo pelo profissional, de carne e osso que doa seu tempo e seu corpo pelo ensino,  aquele que prepara a sua aula e vai te orientar da forma correta e encontrar caminhos para um melhor desenvolvimento , o fazendo superar as suas limitações.
Existe o fator segurança, muitas técnicas são ensinadas, sem atentar aos riscos e a gravidade de lesões quem  podem ser geradas por um movimento mal executado.
Enfim, é bom procurar uma academia e professores que possam te dar todo suporte e segurança! 

Pesquisar e estudar é sempre bem vindo, porém devemos saber o que estudar e ter o discernimento para captar a informação certa, e de uma forma que seja útil para vocês!

Perder tempo em aprender coisas que não interessam, priva-nos de descobrir coisas interessantes. 
 Carlos Drummond de Andrade