Postagem em destaque

Sustentabilidade e Artes Marciais, qual o nosso papel e por onde começamos? - Por Vagner Roberto de Lima

  Há um tempo atrás falei sobre  a importância da ligação das artes marciais  com a natureza, e do nosso dever em preservar o que temos d...

terça-feira, 5 de janeiro de 2016

Internet e vídeo aulas - Por Vagner Roberto

Quando o assunto é aprendizagem,  podemos ver que a relação com este assunto vem mudando bastante na nossa realidade.
Hoje nos tornamos especialistas e independentes em diversos assuntos, já que o acessar a internet hoje virou um hábito para quase todos, até pelo numero infinito de informações armazenadas, e esta grande quantidade de informações, conflitantes,  em muitas vezes, acabamos entrando numa grande área de pesquisa, onde procuramos ver tudo e ao mesmo tempo não enxergamos nada. 


Existindo com isto uma grande legião de perdidos, principalmente na área do jiu jitsu, pessoas que acessam estes meios, pesquisando sobre técnicas, vídeo aulas, mas não conseguem extrair a informação necessária e o que será de grande utilidade.



Assim, está sendo o problema do processo de ensino do Jiu jitsu Brasileiro, não basta filmar técnicas acrobáticas para ensino,  mas sim, ensinar os mesmos a entender o que estão vendo, fazer a leitura correta daquele conteúdo.
Hoje muito se procura as aulas virtuais, e pouco se procura entender as aulas dada pelo seu professor na academia, esquecendo que a melhor forma de se aprender a lutar,  é justamente lutando, e não é assistindo vídeos direto,  que vai te fazer um grande lutador, são os detalhes e repetição destes detalhes!
Não sou contra as vídeos aulas, pelo contrario,  tem muitos atletas de ponta, e professores renomados que fornecem um material muito bom, porém lanço uma observação, de como ela pode ser absorvida, e o que se procura, por que hoje vejo muito faixa branca, que ainda num aprendeu nem a fazer um Arm-lock na montada, e já está procurando na net, como fazer um Arm- lock voador.

Também existe um grande numero de faixas azuis e roxas, ensinando técnicas na internet,  num quero ser preconceituoso, não acho que estas graduações deveriam ir a público, ensinar algo em que eles ainda estão aprendendo. Tem quem goste, porém não acho legal!


Tratar destes assuntos,  é muito complicado, cada um tem o seu ponto de vista, eu particularmente prezo pelo profissional, de carne e osso que doa seu tempo e seu corpo pelo ensino,  aquele que prepara a sua aula e vai te orientar da forma correta e encontrar caminhos para um melhor desenvolvimento , o fazendo superar as suas limitações.
Existe o fator segurança, muitas técnicas são ensinadas, sem atentar aos riscos e a gravidade de lesões quem  podem ser geradas por um movimento mal executado.
Enfim, é bom procurar uma academia e professores que possam te dar todo suporte e segurança! 

Pesquisar e estudar é sempre bem vindo, porém devemos saber o que estudar e ter o discernimento para captar a informação certa, e de uma forma que seja útil para vocês!

Perder tempo em aprender coisas que não interessam, priva-nos de descobrir coisas interessantes. 
 Carlos Drummond de Andrade