Postagem em destaque

Sustentabilidade e Artes Marciais, qual o nosso papel e por onde começamos? - Por Vagner Roberto de Lima

  Há um tempo atrás falei sobre  a importância da ligação das artes marciais  com a natureza, e do nosso dever em preservar o que temos d...

quinta-feira, 10 de novembro de 2016

Atividades Ludicas nas Artes Marciais - Por Vagner Roberto de Lima





Se um  educador trabalhar adequadamente, a luta pode desenvolver positivamente como uma ferramenta de ensino.
Também sabemos que é uma atividade de disputa, onde se perde, onde se ganha, onde alguns professores acabam transmitindo um conceito de forma errada, em cima desta atividade.
E desenvolvido diversas habilidades, criatividades, como outras potencialidades, a cooperação, o prazer e a interação com as pessoas, acontece  quando trabalhamos o corpo, a ludicidade e a luta no conjunto.
Inserir uma atividade onde apontamos  a brincadeira como o ponto principal, veremos que através dela a criança expressará a sua imaginação, se conhecendo e desenvolvendo conceitos básicos e regras.
Uma brincadeira adequada e adaptada para luta em questão, será  essencial na formação e no desenvolvimento do mesmo na sociedade.
E para a luta, podemos utilizar atividades lúdicas, desde que tenham um objetivo formado, pois não basta somente fazer exercícios sem que haja um objetivo para aquela atividade.
           Diversos exercícios podem ser desenvolvidos para que a turma possa desenvolver habilidades e que trabalhe pontos positivos em cada individuo.

Existem atividades que possam ser utilizadas em duplas ou em grupos, com equipamentos ou sem, trabalhando com diversas formas de apoios:



Para quebrar o gelo
Pode ser utilizado um circulo, para que cada aluno pode se apresentar falando o nome de fazer qualquer golpe, relacionado a algumas luta, depois é só juntar os nomes e os movimentos, assim falando cada um em sequência.


Todos contra todos
Podemos citar uma parte do corpo, onde estes alunos tentarão tocar parte do corpo do colega, eo mesmo deve se defender esquivando, para ser tocado.

 Em dupla
Colocamos estes alunos sentados de costas para o outro, e ao ouvirem o comando do professor,  os mesmos se viram para tentar  derrubar o colega.


Em dupla com uma bola
 Desta vês sentados de costas um para o outro e a bola no meio, ao comando do professor, os mesmos deverão agarrar a bola não permitindo que o colega pegue a bola, se caso acontecer deverá o mesmo tentar recuperar.



Em dupla e em pé
Agora de frente para o outro e de pé, o aluno deverá derrubar o adversário de alguma maneira utilizando técnicas ensinadas.

 Feito com toda turma
 Um aluno fica no centro em quarto apoios, este aluno devera de alguma forma derrubar alguem, este derrubado também vira em cachorro, assim até que todos forem derrubados.
“Em alguns lugares este exercícios e conhecido como pique cachorro”.



Em dupla ou dividido em times
Amarramos coletes ou fitas em alguma parte do corpo, para que um possa tirar do outro, de alguma forma.

 Em duplas o aluno devera tentar tocar o outro com o colete e outro deve se esquivar, não deixando o colete tocar nele.

 O lúdico
 Objetivo deste exercicio é derrubar,  utilizando golpes o adversário. Trabalha bastante movimentação, juntamente com golpes fundamentais da luta, o esquivar ,agarrar, livrar-se.


 Separada em duas equipes
Utilizando uma bola no centro da sala e uma marcação final, o objetivo é pegar a bola e levar até a marcação final.





Sentados
Colocando pé com pé e fazendo bicicletinha. Começamos com o apoio das mãos no chão, depois sem as mãos, usando a força do abdomem.

Deitado
 Com os braços estendidos e pernas esticadas juntas.
Um outro vem por cima e faz uma forma que ele não possa sair, por exemplo: coloca um braço por baixo da barriga e outro no pescoço. Quando o professor da a ordem o aluno que esta em baixo vai tentar sair e o de cima segura-lo . Pode fazer uma variação entre frente e lado.

Coelinho sai da toca.
Colocando  alguns arcos no chão com 2 alunos em cada um, quando dada a ordem vão sair dos arcos, indo para outros, neste momento o professor tira um arco, até ficar só um. Esta atividade pode ser feita para aquecimento e para atenção.

Em uma roda e de mãos dadas
Colocando um arco em um aluno, o mesmo devera passar pelo corpo e assim passar aluno por aluno. O professor vai colocando cada vez mais arcos e os alunos não podem deixar os arcos encostarem, termina quando algum arco tocar.

São atividades e exercícios legais e fáceis de serem aplicados em seus espaços, com temas livres, onde vocês tem a liberdade de criar, outros exercícios que possam ter um melhor desenvolvimento.

Espero que tais atividades aqui possam ser de grande valor e ajuda para vocês!


Um grande Abraço e até a próxima, osss!!!!