![]() |
Professor Vagner Roberto com: Mestre André Luiz Sampaio, Professor Elbo Amaral eo grande fera das Artes Marciais Zé Mario Sperry. |
A prática de Artes Marciais para pessoas com idade acima dos 40 está se tornando um fenômeno cada vez mais comum. Isso porque praticar uma atividade de luta, melhora a qualidade de vida das pessoas que por muitas vezes não tiveram um tempo hábil ou a oportunidade para praticar quando jovens.
Em alguns eventos que eu participo, tenho notado a frequência de um publico especifico, que são os praticantes com mais de 40 anos de idade.
Eu acho muito legal quando eu vejo um senhor com a idade do meu Pai, usando uma Faixa branca, azul, roxa, marrom e até preta, participando de campeonatos, mostrando a sua vitalidade, seu espirito esportivo e jovem. Isto é, aquele Avô que ia sempre levar o netinho para o Jiu jitsu, hoje também pratica o Jiu jitsu, e provoca uma interatividade muito positiva no espaço que ele frequenta, já que se torna um exemplo a ser seguido e sem contar a vivência transmitida para os mais jovens.
![]() |
Professores Vagner Roberto, Silvio Renato e Marcelo Xerife |
Nós praticantes, enxergamos este estágio como um estado de espírito, enxergamos também a idade cronológica de forma bem diferente da idade mental, A intenção do Jiu jitsu em particular é manter o espírito de seus praticantes jovens, com otimismo e esperança, sem ter aquele peso de que esta tarde para se começar.
Se você que tem mais de 20, 30, 40, 50 anos etc... e sempre teve a vontade de iniciar em alguma Arte Marcial, Pesquise a atividade que você curte e seja bem vindo!!!!
Para isso existem Academias e professores que estão investindo nos seus espaços e na qualificação, para atender melhor todos os publicos.
Conheçam no FACEBOOK a pagina do professor Vagner Roberto:
https://www.facebook.com/pages/Professor-Vagner-Roberto/164444273706639?ref_type=bookmark
Curta e deixe o seu comentário! ossss
Conheçam no FACEBOOK a pagina do professor Vagner Roberto:
https://www.facebook.com/pages/Professor-Vagner-Roberto/164444273706639?ref_type=bookmark
Curta e deixe o seu comentário! ossss
Fantástico esse artigo!!! Eu sou um exemplo disso tendo ganho vários títulos estaduais, brasileiros, e internacionais, e tendo como amigos alguns ícones do jiujitsu como esses da foto! Obrigado Vagner Lima pela oportunidade!
ResponderExcluirDe Paulo Liam .Canoas/RS
ResponderExcluirExcelente artigo! Tenho 65 anos e a um ano pratico Jiu Jitsu; Em determinado momento me deu vontade de parar, mas o incentivo e orientação do Prof.Tatiano, segui em frete; A razão é porque eu treino com jovens, onde o mais velho tem 34 anos, me sentia em desvantagem, mas hoje estou bem.