Postagem em destaque

Sustentabilidade e Artes Marciais, qual o nosso papel e por onde começamos? - Por Vagner Roberto de Lima

  Há um tempo atrás falei sobre  a importância da ligação das artes marciais  com a natureza, e do nosso dever em preservar o que temos d...

sexta-feira, 21 de março de 2014

STAFF - Um grupo que faz e acontece! - Por Vagner Roberto de Lima




Imagine um grande evento, onde você é o ator principal, o astro de uma peça onde tem na arquibancada uma galera para te assistir,e te dar a maior força, agora imagine você no mesmo evento sendo homenageado ou até premiado! Muito legal né?
A beleza desta festa não seria possível, sem presença de uma galera que pega firme no pesado para transformar uma quadra com 06 a 08 áreas de lutas num verdadeiro palco para o espetáculo dos senhores!


STAFF, é um termo inglês que significa "pessoal", no sentido de equipe ou funcionários.  O termo é utilizado para designar as pessoas que pertencem ao grupo de trabalho de uma organização particular seja de eventos ou de um time de apoio para outras atividades.
Na organização de algum evento, como um campeonato de Jiu Jitsu por exemplo, o organizador do evento possui uma equipe para o apoiar em  todos os momentos da competição.  Cada um que faz parte do STAFF tem uma função específica para desempenhar antes, durante e após o evento.

No jiu jitsu o STAFF vem sendo de vital importância, já que a cada dia estão dando um formato interessante para as competições, com pessoas capacitadas para desenvolver um trabalho limpo e organizado!
Hojê já existem cursos especializados em STAFF,  que qualifica e habilita futuros profissionais para serem inseridos dentro desta nova frente de trabalho, já que hoje  são muitos eventos de jiu jitsu e que são realizados em todo território nacional.
Procure a federação de sua região, e se informe de quando será realizado o proximo curso de STAFF e faça parte também de um verdadeiro time que faz e acontece! Ossss......



quarta-feira, 19 de março de 2014

Pehlwani ou kushti ( Luta Indiana ) - Por Vagner Roberto





No Sul da Ásia existe um estilo de LUTA LIVRE, denominado por Pehlwani ou kushti.
Luta desenvolvida no tempo do Império Mughal através de uma associação da forma de luta na Ásia do Sul e do Varzesh-e Bastani, uma espécie de Wrestling Indiano. A luta tradicional Indiana não é apenas um esporte, é uma subcultura antiga, onde os lutadores vivem e treinam juntos e seguem regras estritas sobre tudo o que podem comer e o que podem fazer em seu tempo livre. Beber, fumar e até mesmo sexo são vetados. O foco está em viver uma vida pura, construir a força e aperfeiçoar suas habilidades de luta. pehlwan, como é conhecido o praticante deste esporte, é sempre orientado pelos professores conhecidos como ustad (ou guru, para professores hindus).A maioria dos países têm um estilo tradicional de luta. Na Índia, a luta tem lugar em um poço de barro. Estes lutadores pertencem aos ginásios, chamados de akharas, onde os lutadores vivem sob regras restritas, seguem dietas severas que consiste de leite, amêndoas, ghee ( um tipo de manteiga), ovos e chapatis (tipo de pão) e cada lutador tem um trabalho a fazer no preparo das refeições.
Este esporte hoje está em declínio, mesmo com a existencia de akharas, s graças a um numero d pessoas dedicas, que trabalha para manter viva esta antiga parte da cultura Indiana.
















Assista videos de treinos e demonstrações de técnicas desta arte indiana:

www.youtube.com/watch?v=fJ1T4CONLWI

www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=Km2Y4oVZipE

www.youtube.com/watch?v=NoXJFSGTWWg


Conheça também a pagina do professor Vagner Roberto de Lima no FACEBOOK:
 https://www.facebook.com/pages/Professor-Vagner-Roberto/164444273706639
Faça uma visita, curta a pagina e deixe o seu comentário, a sua opinião sempre será de grande importancia, OSSS!!!

sexta-feira, 7 de março de 2014

Tem mulher no tatame! - Por Vagner Roberto de Lima




              O publico feminino com o passar do tempo, começou a procurar por atividades, em que as ajudassem a manter a forma física ou para adquirir um corpo escultural, esta procura chegou até as academias de Jiu jitsu,  onde existe uma rotina de treino puxado e que exige do praticante uma certa disciplina com o seu próprio corpo, ocasionando para o praticante alguns benefícios,  já que no Jiu jitsu se trabalha todos os músculos do corpo, como ombros, braços, pernas, quadril e principalmente a musculatura do abdómen.

O jiu jitsu é uma atividade que acaba fazendo com que a mulher desenvolva até quatro vezes +, a sua força, ocasionando um bom ganho de massa muscular, com isto eliminando os surgimento de estrias, celulite, varizes e gorduras localizada.

O Jiu jitsu também é um esporte de concentração e raciocínio, onde permite para as mulheres que praticam, grande progresso, já que é um esporte  baseado em alavancas do corpo e o controle da  força do oponente, junto com um jogo de estratégia, que torna este conjunto perfeito para que a mulher consiga sobressair nesta atividade.
Além de ser uma otima ferramenta de defesa, muita gente procura o jiu jitsu como uma atividade para ajudar no emagrecimento, e estão certos, esta atividade emagrece sim, e muito!
Junto com o emagrecimento é comum ver numa praticante que treina muito, com o abdómen definido, estilo tanquinho. 
Porém ainda é um caminho difícil para a mulher que pratica a Arte suave, mesmo oferecendo estes benefícios, já que elas cruzam com empecilhos o como preconceito, falta de apoio e etc...
Em uma atividade que é dominada pelos homens!
 Outra grande dificuldade, é que as aulas de jiu jitsu são ministradas na maioria das vezes de forma mista com homens e mulheres treinando no mesmo tatame.
Ocasionando uma certa resistência por parte do próprio publico feminino, que desistem de treinar por conta da timidez, preconceito e até por conta do ciúme dos seus conjugues.
Há casos e casos, porque tem aquelas atletas que vão para treinar independente de com quem seja, e acabam nesta rotina de treino adquirindo força e acima de tudo confiança. 
Muitas até dizem que treinar com um homem, ajuda na apuração das técnicas e no ganho de força.
Mesmo assim vem crescendo o numero de atletas e adeptas do jiu jitsu, com praticantes se destacando não só nas suas academias como também em eventos.
Você Mulher venha conhecer esta filosofia de vida, procure uma  academia próxima de você, hoje já tem academias com turmas só para mulheres.
Não fique de fora! Osss.....