Postagem em destaque

Sustentabilidade e Artes Marciais, qual o nosso papel e por onde começamos? - Por Vagner Roberto de Lima

  Há um tempo atrás falei sobre  a importância da ligação das artes marciais  com a natureza, e do nosso dever em preservar o que temos d...

domingo, 7 de junho de 2015

Onde começa a defesa pessoal para as crianças? - Por Vagner Roberto de Lima



Vivemos num mundo louco onde a cada dia nos surpreendemos com determinadas atitudes, de alguns seres humanos, neste nosso Brasil então, precisamos ter sempre muito cuidado com tudo que fazemos, seja em qualquer lugar, porque você pode está sendo observado e estudado, para um possível ataque contra a sua pessoa.
Sei que muitos vão dizer que já estão preparados para estes sinistros, porque assistiu os vídeos de defesa pessoal do SENSEI YAKISOBA no youtube.
Vai acreditando nisso que você pode se dar mal,  pois a vídeos que mostram o agressor caindo só com o olhar,  desarmando um cara com uma pistola e outro com um fuzil ao mesmo tempo, isso tudo é bacana e maneiro ali na ficção,  para vida real isto num serve,  para isto que existem academias com professores credenciados e habilitados para oferecer um treinamento especifico para determinadas situações, e que possam te orientar para o antes, o durante e o depois.
E é sobre o antes que falarei um pouco,  principalmente em relação a orientação de suas crianças e jovens, que hoje a nossa rotina num permita que fiquemos 24hs monitorando os nossos, mais alguns cuidados básicos  podem ajudar, para que os mesmos saibam agir na hora certa!
Geralmente usamos uma regra básica da defesa pessoal para crianças que é, NÃO FALAR COM ESTRANHOS, só que existe um problema nesta regra,  porque existirá situações que obrigará  os mesmos a quebrarem esta regra: Numa excursão da escola, no shopping, numa viagem em outra cidade ou em outro pais .... , onde acontece desta criança, se perder, o mesmo terá que pedir ajuda á um estranho, para isso que devemos orientar para que eles possam saber identificar determinados grupos de pessoas em que possam pedir ajuda.
Existem também procedimentos que acredito já serem utilizados por vocês responsáveis, é sempre bom estar reforçando.
Quando a criança brincar na rua com um amiguinho,  que seja sempre próximo de casa, e de preferencia sempre por perto tomando conta para seu controle e também para  que vejam que eles não estão sozinhos.
A  ida e a volta da escola,  também tenham muito cuidado, oriente a criança a procurar sempre a companhia de um colega e nunca aceitar carona de um estranho, mesmo que esteja cansado e ele seja bem simpático. Evite conversar com ele e para avisar imediatamente  para seus pais e professores.
Oriente sempre para que não aceite balas, doces ou qualquer coisa de uma pessoa que não conheça. Bandidos costumam usar esta estratégia para pegar criança boba ou curiosas e para prestar atenção no rosto da pessoa e na roupa que estiver vestindo e ele e para avisar imediatamente para pais e professores.
Mesmo que seja novinho demais e ainda não sabe nome completo, endereço, telefone e local onde seu pai ou sua mãe trabalha, procure ensinar para que o mesmo saiba pelo menos uma informação que possa ajudar, na localização do responsável.
É importante também que nos dias de festa, mantenham os portões fechados, pois no meio destas festas pode acabar circulando pessoas que você num convidou e nem conhece. E sendo um coleguinha, pode convida lo para  sair escondido, e o oriente para que não aceite e avise para seu pai ou sua mãe.
Ter um documento  de identificação tb  é muito importante você, principalmente contendo, o tipo de sanguíneo, ter um RG é a melhor opção, mesmo que ele num tenha 18 anos.
No caso da criança ou jovem perdido, ensine de maneira simples e clara,  uma ordem de escolha estatisticamente mais segura para escolha de um ESTRANHO SEGURO:
1)      POLICIAL, GUARDA MUNICIPAL, BOMBEIRO, SOLDADO etc.
2)      Mulher ou Casal com crianças.
3)      Homem com crianças.
4)      Mulher de aspecto confiável.
5)      Homem de aspecto confiável.
Nota se no topo que um fator de segurança é o fato de o estranho ser um profissional “da Lei” (policial, guarda municipal, bombeiro, soldado etc.).
Já na segunda opção o fato de haver crianças acompanhando o estranho, sempre lembrando a segurança e em geral das mulheres,  pelo fato de serem mais predispostas a ajudar crianças (instinto maternal) e por em geral serem fisicamente mais frágeis que os homens, representando assim menos risco de injúria física e maior possibilidade de escape, se necessário.
OBS:  QUASE TODAS AS FERIDAS CURAM MAS ALGUMAS PODEM SER EVITADAS! 
ESTA POSTAGEM É MUITO + DE  E UTILIDADE PUBLICA, ESPERO QUE TENHAM GOSTADO, CURTA, COMPARTILHE E DEIXE O SEU COMENTÁRIO,  POIS Á SUA OPINIÃO É DE VITAL IMPORTÂNCIA PARA ESTE BLOG! 






Nenhum comentário:

Postar um comentário